15/12/2011

Clítia



Clítia ou Clítie, ninfa do girassol, é protagonista de um mito bem conhecido. Era uma oceânida amada por Hélios, o deus-sol. Quando ele a abandonou pelo amor de Leucotéia, Sofrendo, Clítia começou a definhar. Ficava durante todo o dia sentada no chão frio com sua tranças desatadas sob os ombros. Passavam-se os dias sem que ela comesse ou bebesse, alimentando-se apenas das próprias lágrimas. Durante o dia contemplava o Sol desde o nascente ao poente. Era única coisa que via e seu rosto estava sempre voltado para ele. À noite, curvava-se para chorar.

Por fim, seus pés criaram raízes no chão e o rosto transfigurou-se em uma flor - girassol ou heliótropo -que se move sobre o caule de modo a acompanhar o amado Sol em seu curso diário.

A mais importante delas, porém, era Clóris ("A Verde"), identificada pelos romanos como sua deusa das flores e da vegetação, Flora. Era esposa de Zéfiro, o Vento Oeste e mãe de Carpo ("O Fruto") e reinava sobre os Campos Elísios ou as Ilhas dos Bem-Aventurados, o paraíso no Ocidente, além do Oceano, destinado aos heróis da mitologia grega após a morte.