CalÃope era considerada a musa que ajudava na cura das doenças e vigiava para que o remédio tivesse o efeito benéfico esperado.
Diz-se que CalÃope foi também mãe das mÃticas Sereias e, sobretudo, é relacionada com o grande herói Aquiles, que a inicia na difÃcil arte da entonação e do canto.
Esta musa, mãe de Orfeu também teve uma intervenção decisiva por motivo da disputa entre Afrodite / Vénus e Perséfone / Proserpina, quando ambas rivalizaram por reter o belo Adónis, o qual gerou a bela lenda que leva o nome deste belo efebo e que se encontra muito estendida pelas margens mediterrâneas. A musa CalÃope reuniu ambas deusas e conseguiu que parassem na sua animadversão mútua. A partir de então, Adónis repartiria o seu tempo entre Perséfone e Afrodite e permanecerá tanto ao lado de uma como de outra .
Mas o mito de Adónis, à parte de guardar certa relação com a musa CalÃope, mãe de Orfeu, adquire ares de certo modo atraente, motivo pelo qual não estaria demais descrevê-lo.
Chama especialmente a atenção a beleza de Adónis, de quem se diz que tinha nascido de Mirra, filha do rei de Chipre que, mediante engano, foi obrigada a deitar-se com o seu próprio pai e assim que percebeu pediu aos deuses que lhe perdoassem, embora ficasse imediatamente convertida na árvore da mirra.
O incesto foi provocado pela deusa Afrodita, que sentia ódio e desprezo por Mirra -pois esta tinha-se gabado da sua beleza até o ponto de julgar-se mais bela do que a própria Afrodite e, assim, tramou tão subtil e retorcida cilada. A união da filha e o pai produzia-se na escuridão e até a ama contribuÃa para levar à frente os planos da deusa Afrodite pois, segundo contam as crónicas, se encarregava de embebedar o pai de Mirra. Não obstante, este chegou a dar-se conta da barbaridade que estava cometendo e propôs-se matar a sua filha Mirra, isto é, que resolveu compensar uma barbaridade com outra ainda maior, curioso!, mas os deuses decidiram convertê-la em árvore e livrá-la assim da ira do seu progenitor. Passou um tempo prudêncial e aquela árvore foi atacada por um terrÃvel javali e, então, entre da espessura dos seus ramos caiu um belo menino que foi apanhado por Afrodite e confiado a Perséfone. Foi-lhe dado o nome de Adónis e cresceu, tornando-se um belo rapaz; a própria Perséfone apaixonou-se por ele e negou-se a devolvê-lo quando lhe foi reclamado por Afrodite.
Mas Zeus e a musa CalÃope determinaram que o rapaz passasse quatro meses com cada deusa, com o qual finalizaram os desacordos entre ambas. Contam as lendas que o jovem Adónis era amante da caça e que, em certa ocasião, quando perseguia um javali, este lançou-se contra aquele, virou-o e pisou-o. Afrodite acudiu imediatamente para ajudar o belo efebo, mas as suas feridas eram muito profundas e terminou sangrando-se, pelo que lhe sobreveio a morte. A própria Afrodite se feriu ao tentar ajudar o seu protegido Adônis. No lugar do acontecimento brotaram, com o tempo, anêmonas -que procediam do sangue derramado naquele lugar por Adónis-, e rosas brancas que foram mudando a sua cor -devido ao sangue derramado por Afrodite quando se feriu- até tingir-se completamente de vermelho. Desde essa altura, as rosas vermelhas nunca mais perderam a sua cor e sempre nascem assim em recordação de Afrodite.
Contam os cronistas mais afamados que Adónis também decidiu passar com a deusa Afrodite os meses que Zeus e CalÃope lhe tinham reservado para ele próprio, pelo qual esta se sentiu lisonjeada e decidiu proteger e ajudar, no futuro, tão belo efebo.
Algumas versões do mito de Adónis explicam que o javali que provocou as feridas que causaram a morte do jovem efebo era, realmente, o poderoso deus Ares que se transformou de tal forma porque conhecia a paixão que Adónis sentia pela caça e, como não conseguia atrair para ele a bela Afrodite, esperou-o no profundo do bosque e acabou com ele. Em compensação, outros cronistas daquele tempo explicariam que o famoso javali era, realmente, a personificação do deus Apolo, que se tinha transformado deste modo para vingar a morte do seu filho Erimanto que, segundo conta a lenda, Afrodite tinha castigado (diz-se que a deusa cegou o filho de Apolo) porque foi surpreendida por aquele quando se estava banhando.
Diz-se que CalÃope foi também mãe das mÃticas Sereias e, sobretudo, é relacionada com o grande herói Aquiles, que a inicia na difÃcil arte da entonação e do canto.
Esta musa, mãe de Orfeu também teve uma intervenção decisiva por motivo da disputa entre Afrodite / Vénus e Perséfone / Proserpina, quando ambas rivalizaram por reter o belo Adónis, o qual gerou a bela lenda que leva o nome deste belo efebo e que se encontra muito estendida pelas margens mediterrâneas. A musa CalÃope reuniu ambas deusas e conseguiu que parassem na sua animadversão mútua. A partir de então, Adónis repartiria o seu tempo entre Perséfone e Afrodite e permanecerá tanto ao lado de uma como de outra .
Mas o mito de Adónis, à parte de guardar certa relação com a musa CalÃope, mãe de Orfeu, adquire ares de certo modo atraente, motivo pelo qual não estaria demais descrevê-lo.
Chama especialmente a atenção a beleza de Adónis, de quem se diz que tinha nascido de Mirra, filha do rei de Chipre que, mediante engano, foi obrigada a deitar-se com o seu próprio pai e assim que percebeu pediu aos deuses que lhe perdoassem, embora ficasse imediatamente convertida na árvore da mirra.
O incesto foi provocado pela deusa Afrodita, que sentia ódio e desprezo por Mirra -pois esta tinha-se gabado da sua beleza até o ponto de julgar-se mais bela do que a própria Afrodite e, assim, tramou tão subtil e retorcida cilada. A união da filha e o pai produzia-se na escuridão e até a ama contribuÃa para levar à frente os planos da deusa Afrodite pois, segundo contam as crónicas, se encarregava de embebedar o pai de Mirra. Não obstante, este chegou a dar-se conta da barbaridade que estava cometendo e propôs-se matar a sua filha Mirra, isto é, que resolveu compensar uma barbaridade com outra ainda maior, curioso!, mas os deuses decidiram convertê-la em árvore e livrá-la assim da ira do seu progenitor. Passou um tempo prudêncial e aquela árvore foi atacada por um terrÃvel javali e, então, entre da espessura dos seus ramos caiu um belo menino que foi apanhado por Afrodite e confiado a Perséfone. Foi-lhe dado o nome de Adónis e cresceu, tornando-se um belo rapaz; a própria Perséfone apaixonou-se por ele e negou-se a devolvê-lo quando lhe foi reclamado por Afrodite.
Mas Zeus e a musa CalÃope determinaram que o rapaz passasse quatro meses com cada deusa, com o qual finalizaram os desacordos entre ambas. Contam as lendas que o jovem Adónis era amante da caça e que, em certa ocasião, quando perseguia um javali, este lançou-se contra aquele, virou-o e pisou-o. Afrodite acudiu imediatamente para ajudar o belo efebo, mas as suas feridas eram muito profundas e terminou sangrando-se, pelo que lhe sobreveio a morte. A própria Afrodite se feriu ao tentar ajudar o seu protegido Adônis. No lugar do acontecimento brotaram, com o tempo, anêmonas -que procediam do sangue derramado naquele lugar por Adónis-, e rosas brancas que foram mudando a sua cor -devido ao sangue derramado por Afrodite quando se feriu- até tingir-se completamente de vermelho. Desde essa altura, as rosas vermelhas nunca mais perderam a sua cor e sempre nascem assim em recordação de Afrodite.
Contam os cronistas mais afamados que Adónis também decidiu passar com a deusa Afrodite os meses que Zeus e CalÃope lhe tinham reservado para ele próprio, pelo qual esta se sentiu lisonjeada e decidiu proteger e ajudar, no futuro, tão belo efebo.
Algumas versões do mito de Adónis explicam que o javali que provocou as feridas que causaram a morte do jovem efebo era, realmente, o poderoso deus Ares que se transformou de tal forma porque conhecia a paixão que Adónis sentia pela caça e, como não conseguia atrair para ele a bela Afrodite, esperou-o no profundo do bosque e acabou com ele. Em compensação, outros cronistas daquele tempo explicariam que o famoso javali era, realmente, a personificação do deus Apolo, que se tinha transformado deste modo para vingar a morte do seu filho Erimanto que, segundo conta a lenda, Afrodite tinha castigado (diz-se que a deusa cegou o filho de Apolo) porque foi surpreendida por aquele quando se estava banhando.