( 391x375 , 253kb)


20/06/2010

Lenda dos Távoras




Conta a lenda, que, no século XI, dois irmãos, D. Tedo e D. Rausendo, há muito que tentavam conquistar o castelo de Paredes da Beira, que estava na posse do mouro de Lamego. Cansados do insucesso, resolveram arquitectar um plano para a conquista definitiva da fortaleza.
Numa manhã do dia de S. João, esperaram que os mouros saíssem do castelo para se banharem nas águas do Távora, como habitualmente faziam, e entraram no castelo com o seu exército disfarçados de mouros. Mataram a maior parte dos homens que lá tinham ficado. Apesar de terem sido avisados por alguns mouros que tinham conseguido escapar, os que festejavam no rio foram atacados e mortos por D. Tedo.
O vale do rio ficou a ser chamado por Vale D'Amil em lembrança dos mouros que tinham sido "mortos aos mil". A lenda diz que os dois irmãos tomaram a partir da batalha o apelido de Távora, em memória do rio onde se tinha desenrolado a vitória, e adoptaram nas suas armas a imagem de um golfinho sobre as ondas, simbolizando a vitória de D. Tedo.


Lendas Portuguesas