( 391x375 , 253kb)


24/05/2009

A aranha e o mosquito




Um mosquito voava despreocupadamente nos ares, quando se sentiu preso na teia da Aranha.
Estava a fazer esforços para libertar-se quando a Aranha se aproximou dizendo-lhe com voz ameaçadora:
- Não se mexa tanto assim, cavalheiro, que acabará quebrando as malhas de seda da minha teia.
- Senhora, ajude-me a libertar-me, pediu o mosquito, delicadamente.
- Está aí uma coisa que não posso lhe fazer, declarou a Aranha. O cavalheiro, invade violentamente a minha propriedade e ainda me pede que eu lhe abra a porta para sair!
- Perdão, senhora, não invadi a sua propriedade Eu vinha voando e, quando dei por mim, estava preso a estas malhas. Foi sem querer.
- Não posso acreditar que, sendo o espaço tão vasto ainda mais para um mosquito, o amigo viesse, sem querer, esbarrar na minha casa.
- Palavra de honra de Mosquito. Não tive intenção de ofendê-la. Não me passou pela cabeça o mais vago propósito de invadir a sua propriedade.
E com a voz mais doce desse mundo:
- Agora, que já dei minhas satisafações necessárias, peço à querida amiga que me ajude a voltar à minha liberdade.
A Aranha replicou imediatamente:
- Vontade não me falta, senhor, mas isso é impossível.
- Por quê?
- Cada um de nós preza o seu nome. O mundo está cheio da boa fama das aranhas. Seria um erro eu destruir essa boa fama, depois de a conquistar com tanto sacrifício.
- Não compreendo.
- Eu o farei compreender. No começo do mundo quando construí a primeira casa, os voadores vinham esbarrar nas minhas malhas, quebrando-as, rompendo-as. Para acabar com tal abuso, resolvi que todo aquele que eu apanhasse nos fios de minha rede, na minha rede ficaria para me servir de alimento. A notícia dessa resolução espalhei-a largamente pelos ares. Não houve quem não tivesse conhecimento dela. Apesar disso, de quando em quando, aqui vêm ter mariposas, pirilampos, libélulas e toda a sorte de bichinhos miúdos. Procedo igualmente com todos. Devoro a todos, todos, sem EXCEPÇÃO.
E, arrepiando dignamente os pêlos veludosos.
- Ora, se eu puser o amigo em liberdade, que se dirá de mim? Dir-se-á que eu não sei fazer justiça. O cavalheiro, decerto, não quererá que eu fique desmoralizada.
Mal acabou de falar, uma abelha, que voava nas proximidades, ficou presa nas malhas da teia. Em seguida, um besouro. Muito depois, um grilo.
- Está vendo? - disse a Aranha ao mosquito. Todos os que estão ficando presos na rede, da rede não mais sairão. A boa justiça é aquela que é igual para todos.
Naquele momento, um gavião vinha voando rumo da teia.
- Se ele não se desviar, é mais uma vítima, murmurou o mosquito penalizado. E o gavião não se desviou. Rompeu os fios, fez um grande rombo nas malhas, passou e foi-se embora.
Quando o mosquito olhou a Aranha, ela estava num cantinho, encolhida, trémula e assustada.
- Que foi isso, senhora? bradou o prisioneiro. Não viu nada? Não viu o estrago que o gavião fez na sua casa? Que a reduziu a frangalho?
- Não tem importância. Eu a conserto facilmente.
- Mas ele invadiu a sua propriedade. Que justiça é a sua, senhora? Por que não o aprisionou para a sua mesa, como fez comigo, com a abelha, com o grilo, com o besouro? Fale! Fale!
- Quer saber por quê? Porque não gosto de carne de gavião, respondeu a Aranha com ar de pouco caso.


Moral da Estória:
Aos poderosos tudo se desculpa, aos fracos nada se perdoa.