( 391x375 , 253kb)


04/05/2009

Dom João

Lá das bandas de Castela
Triste nova era chegada:
Dom João que vem doente,
Mal pezar de sua amada!
São chamados três doutores
Dos que têm mais nomeada:
Que, se algum lhe desse vida
Teria paga avultada.
Chegaram os dois mais novos,
Dizem que não era nada;
Por fim que chega o mais velho,
Diz com voz desenganada:
- «Tente três horas de vida,
E uma está meia passada;
Essa é para o testamento:
Deixar a alma encomendada!
A outra é para os sacramentos,
Que inda é mais bem empregada.
Na terceira as despedidas
Da vossa dama adorada.»
Estando nestas conversas,
Dona Isabel que é chegada.
Ergueu os olhos para ela
Com a vista já turvada:
- «Ainda bem que vieste,
Minha prenda desejada,
Que tanto queria ver-te
Nesta hora minguada!»
- «Tenho fé na Virgem santa,
Nela venho confiada,
Que me há-de ouvir e salvar-te,
Que o teu mal não será nada.»

- «Oh! que se eu chegar a erguer-me,
Minha rosa namorada,
No vaso deste meu peito
P’ra sempre serás plantada,
C’as bênçãos de um arcebispo
E de água benta regada
Co’a estola da santa igreja
Ao meu coração atada.»

Estando nestas conversas,
Sua mãe que era chegada:
- «Que tens tu, filho querido
Desta alma amargurada?»
- «Tenho, mãe, que estou morrendo,
Que esta vida está acabada;
Com só três horas por minhas,
E uma já meio passada.»
- «Filho de minhas entranhas,
Nesta hora minguada
Lembra-te se algo deves
A alguma dama honrada.»
- «Minha mãe, que devo, devo...
E Deus me não peça nada!
Dona Isabel que em má hora
Por mim fica difamada.
Mas deixo-lhe mil cruzados
Para que seja casada.»
- «A honra não se paga, filho;
Mil cruzados não é nada.»
- «Já lhe deixo mais duzentos
E a cruz de minha espada.»
- «A honra não se paga, filho;
Os cruzados não são nada.»
- «Deixo-a a estes três doutores
Muito bem encomendada;
E a vós, minha mãe, vos peço
Que a tenhais bem guardada.
O que com ela casar
Tem uma vila ganhada;
O que lhe disser que não
Tenha a cabeça cortada.»
- «A honra não se paga, filho,
Nem com terras é comprada:
Se a essa dama lhe queres,
Não a deixes desonrada!»
- «Pois fique esta mão já fria
Na sua mão adorada:
De D. João é viúva,
Condessa será chamada.»


Romanceiro, Almeida Garrett