( 391x375 , 253kb)


05/02/2011

Como a língua sobreviveu aos dentes




Chang Chuang estava doente e Laotse veio visitá-lo. Este disse a Chang Chuang:
-estás muito doente. Não tens nada que dizer ao teu discípulo?
-Ainda que não me pergutasses, eu ia dizer-te – replicou Chang – sabes porque uma pessoa não deve descer do carro quando chega a aldeia?
-Não significa este costume que as pessoas não devem esquecer sua terra de origem?- replicou Laotse.
-Ah, sim... Mas deixe-me perguntar outra coisa; sabes porque uma pessoa deve correr ao passar debaixo de uma arvore alta?
-Não significa que se deve respeitar os mais velhos, disse Laotse.
-Ah, sim...então Chang Chuang escancarou a boca e mostrou sua língua para Laotse, pedindo que ele olhasse bem lá dentro, dizendo: o que você vê agora?
-Sua língua, mestre – disse Laotse.
-Meus dentes estão aí? – disse o velho.
-Não – replicou Laotse.
-E sabes porque? – perguntou Chang Chuang?
-Não durou a língua mais tempo por ser flexível? E não caíram os dentes por serem mais duros? – retorquiu Laotse.
-Ah, sim... disse Chang Chuang – acabas de aprender o Tao. Não tenho mais nada te ensinar.