( 391x375 , 253kb)


06/02/2011

O chacal que salvou o leão



Era uma vez um leão que vivia na selva. Certo dia, quando ele foi beber água em um regato, suas patas ficaram presas na lama do chão, e ele não conseguia sair do lugar. O leão teve que ficar vários dias sem comida, pois ali não passara ninguém para ajudá-lo. Finalmente, chegou o dia em que apareceu um amável chacal, que, escavando na areia, conseguiu desprender o leão e puxá-lo para fora da lama. O leão ficou muito grato pelo chacal ter-lhe salvo a vida. Assim, o leão propôs ao chacal que passasse a viver junto a ele, e também prometeu o alimentaria sempre que capturasse um animal. O chacal, então, passou a viver com o leão, dividindo as caças com ele. Logo expandiram suas respectivas famílias (tendo leõezinhos e pequenos chacais).
Depois de muito tempo, a leoa, senhora da casa do leão, ficou farta da amizade do chacal com seu senhor. Ela disse isso aos filhotes do leão, que o disseram aos filhotes do chacal, que, por sua vez, o disseram à senhora do chacal. Esta, então, falou o que ouvira ao próprio chacal, que foi até o leão e lhe disse que, se não mais quisesse manter a amizade, deveria ter dito isso há muito tempo.
O leão estava bastante surpreso com isso, e assegurou ao chacal que jamais desejara romper a amizade, e que falaria o quanto antes com a leoa. Mas o sábio chacal disse-lhe então: “Amigo, eu sei que és sincero. Mas nossas famílias podem não manter o mesmo grau de amizade que nós. Portanto, os mantenhamos a parte; podemos até nos encontrar para caçar, mas é melhor que minha família se mantenha distante da tua”. O leão concordou com o conselho do chacal, e as duas famílias se distanciaram, mas o chacal e o leão continuaram bons amigos, saindo juntos para caçar.

Moral: Não espere que sua família corresponda ao mesmo grau de amizade que você tem com outra pessoa.


Histórias Hindus