( 391x375 , 253kb)


28/06/2011

O gato e a raposa



O gato e a raposa andavam a correr o mundo. Eram muito amigos, apesar da raposa estar sempre depreciando o compadre.
- Afinal de contas, amigo gato, por que não aprende mais truques para fugir dos cachorros que nos perseguem? Sempre ouvi dizer que você é muito inteligente. Será verdade?

- Sei subir rapidamente em árvores, é o que me basta, disse o gato. Vivo muito bem assim. Os cachorros nunca vão me pegar.

A raposa deu um sorriso matreiro:
- Você só sabe isso? Pois, eu sei 99 truques diferentes! Conheço mil manhas, cada uma melhor que a outra. Finjo-me de morta, me escondo nas folhas secas, nas moitas, corro em zigue-zague, disfarço minhas pegadas, sei me esconder atrás de árvores....
Ela continuaria enumerando todos os seus truques senão ouvisse uma matilha de cães chegando. O gato, mais do que rápido, subiu na árvore mais próxima.
A raposa, perseguida de perto, começou a por em prática todos os seus truques mirabolantes... Mas, tudo foi em vão. Os cachorros acabaram por alcançá-la.
E, lá de cima da árvore, bem seguro, o gato pensou:
"Pobre comadre raposa. É sempre preferível saber bem uma só coisa, a saber mal 99 coisas diversas."

Moral: Desconfie das estratégias complicadas. A melhor solução para um problema pode ser a mais simples.


Fábulas de Esopo