( 391x375 , 253kb)


13/01/2009

A Lenda de Janeiro de Cima

Segundo diz a lenda Janeiro de Cima, aldeia do concelho do Fundão do qual dista 43km, deve o seu nome aos seus fundadores, os Januários.


Por volta do século XVI ou XVII, não se sabe ao certo, um senhor, talvez nobre, possuidor de grandes bens e terras nas duas margens do rio Zêzere, resolveu legar aos seus dois filhos de apelido Januários os seus bens. Entregou a um as terras da margem direita do rio e ao outro as da margem esquerda. Assim nasceu Janeiro de Cima na margem esquerda e Janeiro de Baixo na margem direita.
Contudo a formação de Janeiro de Cima não se iniciou no mesmo local onde hoje se encontra situada esta bela aldeia da margem do rio Zêzere. A primeira pedra foi lançada numa pequena elevação ainda hoje chamada "Esmoroços", um pouco mais afastado do que hoje é o centro da aldeia. Nesse local construíram a sua primeira igreja, uma capela em honra do Divino Espírito Santo. No entanto, nos Esmoroços as formigas eram muitas e atacavam os berços das crianças, principalmente no Verão, pelo que os ancestrais Janeirenses decidiram que tinham de mudar de local. Como eram muito sabidos tiveram a ideia de soltar os animais (gado) que possuíam (burros, cabras e vacas) por uma noite. No local onde esses animais fossem pernoitar construiriam eles as suas casas, o seu novo lar. Ora esses animais apareceram ao amanhecer num pequeno vale denominado "Cabeço do Vale", por se encontrar numa espécie de cova e por ter terra funda e preta.
Foi então aí que construíram as primeiras casas feitas de pedras (bolas de pedra) e barro, por esse material ser abundante na região. Ainda hoje, quem for a Janeiro de Cima, encontra neste local casa ancestrais feitas com esses materiais, perguntando-se como é que elas ainda se mantêm de pé devido à sua muita idade. São memórias de outros tempos que felizmente já começam a ser recuperadas.
Foi assim que nasceu esta povoação, que se começou a alargar a partir desse local, sendo hoje uma das maiores freguesias do Fundão.


Lenda do distrito de Castelo Branco