( 391x375 , 253kb)


07/01/2009

O loureiro e a murta


Dois camponeses, com seus machados, aproximaram-se de uma pereira.
- Pereira! - gritou o loureiro - eles vão ferir você!
E realmente os camponeses puseram-se a golpear, com seus machados, o tronco da árvore.
- Pereira! - exclamou a murta - o que é isto? Que foi feito do seu orgulho quando seus galhos estavam cobertos de frutos?
- Agora - acrescentou o loureiro - você não poderá mais nos fornecer sua sombra.
A pereira, mortalmente ferida, murmurou:
- Vou-me embora com estes camponeses. Estão cortando meus galhos e vão me levar para o estúdio de um famoso escultor. Ele vai me entalhar sob a forma do deus Júpiter e depois serei levada para um templo construído especialmente para mim, e todos os homens virão me adorar. E você, loureiro, e você, murta, frequentemente encontrarão seus ramos quebrados e desfolhados, porque as pessoas virão buscá-los a fim de coroar-me e honrar-me, como convém a um deus.