( 391x375 , 253kb)


11/04/2009

Os trabalhadores da plantação de uvas


O dono de uma plantação de uvas saiu de manhã bem cedo para contratar trabalhadores para a sua plantação. Como era o costume, ele combinou com eles o salário de uma moeda de prata por dia e mandou que fossem trabalhar na sua plantação. Às noves horas, saiu outra vez, foi à praça do mercado e viu ali alguns homens que não estavam fazendo nada. Então disse: “Vão vocês trabalhar na minha plantação de uvas, e eu pagarei o que for justo.”
E eles foram. Ao meio-dia e às três horas da tarde fez a mesma coisa com outros trabalhadores. Eram quase cinco horas da tarde quando o dono da plantação voltou à praça. Viu outros homens que ainda estavam ali e perguntou: “Por que vocês estão o dia todo aqui sem fazer nada?”
“É porque ninguém nos contratou.”, responderam eles.
Então ele disse: “Vão vocês trabalhar na minha plantação.”
No fim do dia, ele disse ao administrador: “Chame os trabalhadores e faca o pagamento, comecando com os que foram contratados por último e terminando pelos primeiros.”Os homens que começaram a trabalhar ás cinco horas da tarde receberam uma moeda de prata cada um. Então ao que foram contratados primeiro pensaram que ia receber mais, porem eles também receberam uma moeda de prata cada um. Pegaram o dinheiro e começaram a resmunga contra o patrão, dizendo: “Estes homens que foram contratados por ultimo trabalharam somente uma hora, mas nos agüentamos o dia todo debaixo deste sol quente. No entanto o pagamento deles foi igual ao nosso !”A i o dono disse a um deles : “escute, amigo, eu não fui injusto com você. Você não concordou em trabalhar o dia todo por uma moeda de prata? Pegue o seu pagamento e vá embora. Pois eu quero dar a este homem, que foi contratado por ultimo, o mesmo que dei a voce. Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com o meu próprio dinheiro? Ou voce estar com inveja somente por que fui bom para com ele?” Assim aqueles são os primeiros serão os últimos, e os últimos serão os primeiros.


Parábolas de Jesus
Mateus 20: 1-16