( 391x375 , 253kb)


29/04/2009

Os três empregados





Um homem ia fazer uma viagem. Chamou os seus empregados e os pôs para tomarem conta da sua propriedade. e lhes deu dinheiro de acordo com a capacidade de cada um: ao primeiro deu cinco mil moedas de prata; ao outro, duas mil; e, ao terceiro, mil. Então foi viajar. O empregado que tinha recebido cinco mil moedas chegou e entregou mais cinco mil, dizendo:
- O senhor me deu cinco mil moedas. Olhe, aqui estão mais duas mil que consegui ganhar.
- Muito bem, empregado bom e fiel – disse o patrão. – Você foi fiel negociando com pouco dinheiro; por isso vou pôr você para negociar com muito. Venha festejar comigo!
Então o empregado que havia recebido duas mil moedas chegou e disse:
- O senhor me deu duas mil moedas. Olhe, aqui estão mais duas mil que consegui ganhar.
- Muito bem, empregado bom e fiel – disse o patrão. – Você foi fiel negociando com pouco dinheiro, por isso vou pôr você para negociar com muito. Venha festejar comigo!
Aí o empregado que havia recebido mil moedas chegou e disse:
- Eu sei que o senhor é um homem duro; colhe onde não plantou e junta onde não semeou. Fiquei com medo e por isso escondi o seu dinheiro na terra. Veja, aqui está o seu dinheiro.
- Empregado mau e preguiçoso! – disse o patrão. – Você sabia que colho onde não plantei e junto onde não semeei. Por isso você devia ter depositado o meu dinheiro no banco, e, quando eu voltasse, o receberia com juros.
Depois virou-se para os outros empregados e disse:
- Tirem o dinheiro dele e dêem ao que dêem ao que tem dez mil moedas. Porque terá ainda mais; mas que não tem, até o pouco que tem tirarão dele.


Parábolas de Jesus
Mateus 25-14 a 30
Lucas 19-11 a 27