( 391x375 , 253kb)


21/08/2009

A borboleta e a minhoca



Era uma vez... todos os dias, em qualquer lugar, uma borboleta muito colorida e uma minhoca da terra que viviam a reclamar. Viviam pelos cantos da mata a choramingar e, de patas e asas cruzadas, observavam a vida passar.
A verdade é que viviam descontentes com o que eram e sonhando com o que queriam ser.
- Se eu fosse borboleta, voaria sempre e sempre, de flor em flor, para tudo ver e tudo tocar. Seria mais que bonita, seria esvoaçante! Mais que colorida, seria dançante!... dizia a minhoca da terra.
- Se eu fosse uma minhoca, rastejaria pelos caminhos e sempre a terra quentinha sob minha barriga sentiria. Seria mais que paciente e tão lenta ao me mover, que mesmo os que me notassem não poderiam vê-lo fazer!... repetia a borboleta.
Diante de tanta tristeza, se apiedou uma Fada que, com encanto e pureza se propôs a ajudá-las.
Era noite... e tanto uma quanto outra já havia muito dormiam. Uma a uma delas a Fada se aproximou e num gesto rápido tocou e falou:
- Quando o dia trouxer a luz do sol, minhoca, serás a borboleta com que sempre sonhaste, e tu, borboleta, a minhoca que sempre tanto te encantou.
O dia raiou... mais limpo do que nunca, mas a descoberta da troca, a princípio tão bem recebida, se tornou uma grande inércia e numa ideia temida. Agora nem borboleta nem tampouco a minhoca saíam do lugar e ambas pareciam mais tristes que antes. Sem entenderem o porquê daquilo, foram a elas perguntar o que havia acontecido com seus sonhos de mudar.
A minhoca disse que dali não saía, porque não sabia como movimentar as asas para voar, e não sabia que flor escolher para se alimentar. Simplesmente porque ela nunca tinha sido uma borboleta antes.
Da mesma forma a borboleta sempre acostumada a ver tudo de cima, agora tão rente ao chão, não conseguia ver que caminho escolher, nem tampouco o que comer ou fazer. Por isso se encontravam tão descontentes com a troca durante tanto tempo desejada. Não sabiam como agir!
A Fada, vendo aquilo, resolveu voltar ao que eram antes as fez retornar. Mas a experiência não havia sido em vão, tinham algo para dizer então:
- Parece que estamos sempre contando vantagens sobre como agiríamos se estivéssemos no lugar de outros, mas, na realidade, quando isso é possível, nós mesmos não sabemos que atitude tomar - disse a minhoca.
- É muito mais fácil dizer o que você faria "SE" isso ou aquilo acontecesse do que REALMENTE fazer, completou a borboleta.
E desse dia em diante... elas voaram e rastejaram felizes como nunca, enquanto mais e mais minhocas e borboletas nascem com a mesma ideia de mudar e descobrem a mesma importância em tentar.

May Christina de Paiva