( 391x375 , 253kb)


21/08/2009

Noie de S. Joãp


Té os moiros da Moirama
Festejam a São João;
São João, São João, São João
Daí-me pêras do vosso balcão.

Cantiga Popular


I

Meia noite já é dada,
São João, meu São João,
Nesta noite abençoada
Ouvi a minha oração!

Ouvi-me santo bendito,
Ouvi a minha oração,
Com ser eu moira nascida
E vós um santo cristão:

Que eu já deixei a Mafona
E a sua lei do Alcorão,
E só quero a vós, meu santo,
Santo do meu Dom João.

II

Como eu queimo esta alcachofra
Em vossa fogueira benta,
Amor queime a saudade
Que no peito me rebenta.

Como arde esta alcachofra
Na vossa fogueira benta,
Assim arda a negra barba
Do moiro que me atormenta.

Como esta fogueira abrasa
A minha alcachofra benta,
Ao meu cavaleiro abrase
A chama de amor violenta.

III

Sacudi do alto do céu
Vossa capela de flores,
Que neste ramo queimado
Renasçam por meus amores.

Orvalhadas milagrosas
Que saram de tantas dores,
Neste coração, meu santo,
Acalmem os meus ardores.

São João, meu São João,
Santo de tantos primores,
Nesta noite abençoada,
Oh! trazei-me os meus amores!

IV

Já se apagava a fogueira,
Já se acabava a oração,
Ainda está de joelhos
A moira no seu balcão.

Os olhos tinha alongados,
Batia-lhe o coração;
Muita fé tem aquela alma,
Grande é a sua devoção!

Ouviu-a o santo bendito:
Que por sua intercessão,
Daquele êxtase acordava
Nos braços de Dom João.


Romanceiro, Almeida Garrett