( 391x375 , 253kb)


15/07/2010

A história da Lua


Changxi, esposa do deus celestial, depois de esperar por doze meses, deu à luz a doze luas idênticas, cada qual com um rosto redondo, muito branco e brilhante, da qual uma prateada luz iluminava a escuridão da noite. A deusa adorava-as mais do que tudo e dava muitos banhos a elas para manterem as suas peles alvas.
Um dia, as doze irmãs saíram para passear pela Terra e foram logo seduzidas pela sua beleza: a vastidão das pastagens e das florestas, a imensidão dos rios e dos mares, as altas montanhas, a exuberância das flores e pelo canto dos pássaros. Elas nunca tinham visto nada parecido no céu. Estavam se divertindo muito, quando um de seus irmãos, o sol, encerrava a sua tarefa diária e posava ao oeste.
Lentamente a escuridão caiu sobre a terra e elas perceberam de como a terra se torna apavorante devido à falta de luz e ficaram com muita pena dos humanos de terem de se encontrar no escuro.
Depois de discutirem o assunto, chegaram a uma conclusão: que poderiam continuar a iluminar a noite, devido à luz que irradiavam. E decidiram a se revezarem como os seus irmãos sóis, trazendo a luminosidade à noite, para que os humanos não sentissem medo por causa da escuridão.
A decisão delas obteve a concordância de sua mãe, Changxi, que muito apreciou a conduta nobre delas. A deusa arranjou um mês para cada uma das doze filhas que resulta justamente em um ano. A cada vez que a escuridão começa a tomar conta da Terra, elas sobem devagar em direcção ao alto do céu para se dirigem em direcção ao oeste para se recolherem.
A partir daí, a noite se tornou clara e iluminada. Os homens e mulheres ficaram muito contentes, por que poderiam descansar e conversar sob o luar e as crianças podiam brincar mais. O luar trouxe a inspiração aos poetas, que compuseram as mais lindas poesias que são entoadas até hoje.
A deusa Changsi foi morar com suas filhas e depois de as banharem, sempre as acompanha na jornada por sobre a Terra. Como as luas são muito vaidosas e tímidas, todas as noites vestem-se de forma diferente. E por serem mulheres, não aparecem no céu alguns em alguns dias do mês. Finalmente, para não atrapalhar a escala feita, elas não substituem uma às outras e, assim, alguns dias do mês ficam sem lua.