( 391x375 , 253kb)


18/02/2009

O Leopardo




Um dia, o leopardo Nebr teve fome e logo tratou de arranjar maneira de encontrar comida, da forma mais fácil. Pediu ao seu filho Shabeel, que espalhasse pelas redondezas que, ele, a Sua Alteza, o Rei da Floresta, se encontrava muito doente.
Assim foi feito! Um pouco por todo o lado começou-se a ouvir o seguinte anúncio:
- O leopardo Nebr, nosso chefe, está a morrer.Todos os animais devem vir visitá-lo.
Pouco a pouco, alguns animais começaram a chegar a casa de Nebr, que ao pressenti-los, deitou-se, fechou os olhos e fingiu-se de morto. Não demorou muito, para que novos cânticos começassem a circular:
- O nosso Rei morreu, morreu. Que tristeza a nossa!
Depois de Shabeel ter trancado as portas, Nebr levantou-se de repente e matou todos quantos se encontravam na sua casa; comendo uns e guardando outros, para mais tarde se refastelar. Passado mais algum tempo, chegaram outros animais, para prestar as suas condolências. Entre eles, vinha a gazela, acompanhada do porco-espinho. Desconfiada, reuniu todos os presentes e contou-lhes das suspeitas que tinha sobre estarem a cair numa armadilha do leopardo.
Como forma de precaução, decidiram procurar um lugar para se esconderem, caso fosse necessário. Todavia, só o porco-espinho é que não conseguiu encontrar um esconderijo. É então, que a gazela, espreitando para dentro da casa de Nebr, teve a seguinte ideia:
- Porco-espinho, tu vais devagarinho esconder-te naquele buraco que está perto do leopardo. Depois, cravas-lhe no corpo um dos teus espinhos mais fortes e quando vires que as coisas estão mal paradas, escondes-te, que nós fazemos o mesmo.
Assim foi! O porco-espinho dirigiu-se para junto de Nebr, o qual continuava a fingir estar morto. Primeiro, espetou os espinhos devagarinho e nada aconteceu. O leopardo estava mesmo morto! Depois, decidiu cravar com mais força. Foi então que Nebr, não conseguindo aguentar as dores por mais tempo, se levantou e começou a correr atrás do seu agressor.
Todos se esconderam, enquanto o leopardo ficava cada vez mais furioso. Face a esta situação, a gazela cantarolou:
- O leopardo é o Rei da Floresta pela sua força, mas não pela esperteza!.
E os outros animais repetiram em coro:
- Devemos a vida à pequena e esperta gazela. A ela devemos a vida!


Conto tradicional angolano