( 391x375 , 253kb)


21/02/2009

O velho e os filhos


Fraco é todo o poder, se união falece.
Ouvi sobre esse ponto a Frígio escravo.
Se à idéia dele algum feitio ajunto,
Não é por certo inveja;

Dessa ambição nunca hei sentido assomos.
Só quero dar retrato
Do que é nosso costume.
Por se dar ufania, a miúdo Fedro
Carga o invite. De meu modesto engenho
Tais gabos desdiriam.
Comecemos a fábula
(Melhor dissera história)
Do homem que, unidos, quis seus filhos.
Perto de ir, onde a morte o chama, um velho:

"Caros filhos, quebrai-me nesse lio
Esses dardos. Direi depois o senso,
Que aí se encerra'*. Toma-os o mais velho,
Empenha a força, e diz largando-os:
— Quem mais que eu possa os rompa.
Eis que o segundo
Se atira ao feixe, e pondo-se em desplante,
Forceja em vão. Põe peito à empresa o último.
Tempo perdido! O lio fica inteiro,
Dos dardos juntos nem um só estala.
"Fracos sois. Vede em mim quanto me ajudam
Poucas forças, e o como desempenho."
Cuidavam que zombava;
Sorriam, — que ignorantes!
Separa o velho os dardos, quebra-os todos.
"Vedes quanto a concórdia vale? Meus filhos,
Oh, sede sempre unidos; laço amante
Vos prende". Enquanto o mal lhe deixou vida
Não tomou outro assunto.

Vendo enfim perto o termo de seus dias:
"Vou ter com nossos pais. Adeus, meus filhos;
De viver como irmãos heis prometer-me:
Concedei essa graça a um pai, que morre."
Cada um dos filhos três, chorando, o jura
Nas mãos do pai, que em pouco morre.
Os filhos acham mui grossa herança,
Mas apinhada de embaraço infindo:
Um credor faz penhoras,
Arma um vizinho pleitos...
Do primeiro os meus três deslindam tudo;
Mas curto, quanto raro
Foi esse amor fraterno:
Os nós, que o sangue dera
Desdeu-lhes o interesse.
A inveja coa ambição, votos, consultas
Entraram de rondão pelas partilhas.
Já se altercam debates,
Vêm depois as trapaças.
Passa o juiz sentenças
Contra este, contra aquele:
Um vizinho, um credor renova pleito.
Esse por erro, aquele por defeito.
Os irmãos desunidos,
No parecer discordes,
Um quer-se conchavar, outro recusa...
Perderam quanto tinham,
Querendo, mas quão tarde!
Proveitar-se dos dardos, ora unidos.
Ora à parte singelos.

Filinto Elísio (Trad.)