( 391x375 , 253kb)


15/02/2009

Polinarda e Miraguarda



Conta-se que algures no séc. XVI, duas damas de nobre linhagem, uma, Miraguarda, e a outra, Polinarda, tendo um dia ido visitar o castelo, ao tempo habitado pelo gigante Almourol, foram por este feitas suas prisioneiras. Bem tratadas, mas impedidas de saírem da custódia do gigante.
O noivo de Polinarda era Palmeirim, um heróico combatente que andava pelo mundo em busca de glórias que dedicava à amada. Ao saber do sequestro da noiva, Palmeirim de pronto decidiu regressar para resgatar Polinarda daquele cativeiro. Deparou-se, porém, com um árduo opositor, pois o Cavaleiro Triste, apaixonado por Miraguarda, defendia o castelo e guardava as damas cativas.
Palmeirim, desafiado para um duelo entre cavaleiros, não recuou. Bateram-se ao longo de horas e horas, sempre com as apaixonadas no pensamento. Exaustos, sem que se apurasse um vencedor, os cavaleiros decidiram suspender o combate para sarar feridas e recompor as forças e as armas.
Foi então que em seu socorro de Palmeirim veio um outro gigante, de nome Dramusiando, que o nobre havia convertido à sua fé durante as suas expedições pelo mundo. Com esta ajuda de Dramusiando, o recuperado Palmeirim alcançou enfim a vitória sobre o gigante Almourol e sobre o Cavaleiro Triste, que se puseram em fuga, abrindo mão das suas cativas.
Palmeirim pôde, finalmente, voltar aos braços da sua amada Polinarda e gozar o descanso do guerreiro mergulhado no prazer do amor, enquanto Dramusiando se tornou senhor do castelo e assumindo a guarda fiel às duas damas, Polinarda e Miraguarda.


Lenda de Almourol