( 391x375 , 253kb)


09/02/2009

O Lidador e a Porta da Traição



Foi numa noite sem luar, cercava o exército de D. Afonso Henriques a fortaleza de Óbidos onde os mouros, encurralados,resistiam, há cerca de dois meses, que tudo começou
D. Afonso Henriques e Gonçalo Mendes da Maia, o Lidador, tinham decidido antes de se retirarem para as suas tendas que o ataque seria realizado na madrugada do dia seguinte.
Dormia já o Lidador quando foi acordado por uma voz de mulher que lhe pedia para ser conduzida à tenda do rei de Portugal, pois tinha algo de importante a comunicar-lhe. A jovem vivia no castelo dos mouros mas não sabia se era moura porque nunca tinha conhecido os seus pais. Temendo uma cilada dos mouros, foi com alguma hesitação que o Lidador a conduziu à presença do rei, perante o qual a jovem revelou o sonho que se repetia há três noites.
Neste sonho, aparecia-lhe um homem novo de barbas castanhas e bondoso olhar que a encarregou de transmitir uma mensagem para o rei de Portugal : o rei deveria reunir os soldados e liderá-los num ataque surpresa à parte fronteiriça do castelo, enquanto o Lidador se deveria dirigir com dez homens às traseiras onde a jovem donzela abriria uma porta para os deixar passar. O homem barbudo prometia Óbidos aos cristãos e a salvação à jovem donzela. Apesar da hesitação do Lidador, D. Afonso Henriques já não se atrevia a duvidar dos desígnios divinos após o Milagre de Ourique. Na manhã seguinte, Óbidos foi conquistada conforme o sonho da misteriosa jovem que nunca mais foi vista.
A porta que franqueou a entrada dos cristãos ficou para sempre conhecida como a Porta da Traição.