( 391x375 , 253kb)


09/08/2010

Fergus e o Hipopótamo



O governador Fergus adorava explorar os lagos e os rios da Irlanda. Um dia enquanto passeava pelo lago Rury, deu com o Muirdris, um hipopótamo do qual escapou a duras penas. Por casa do terror o rosto de Fergus ficou distorcido, e tendo em conta que os governadores não podiam ter nenhum defeito, os nobres esconderam todos os espelhos do palácio e o mantiveram ignorante sobre sua aparência.
Um dia, Fergus golpeou uma escrava e ela indignada gritou-lhe: "Seria melhor que se vingasse do hipopótamo que te deixou com o rosto distorcido do que cometer atos atrozes contra uma simples mulher que não te fez nada!"
Fergus mandou trazer um espelho, se olhou e decidiu que como ele era o governador não podia permitir que tivesse essa aparência sem nenhum tipo de vingança. Calçou os sapatos mágicos, tomou sua espada e foi ao lago Rury.
Esteve escondido debaixo das ondas durante um dia e uma noite, mas os ultonianos (assim se chamavam os habitantes das terras que Fergus governava) se preocuparam muito ao ver o lago borbulhar e se avermelhar com o sangue, já que pensaram que pertencia ao seu tão querido governador, mas estavam errados. Depois de um instante Fergus surgiu da águas com a cabeça de Muirdris em suas mãos. Havia desaparecido o defeito! Em seu rosto cada traço simétrico estava em seu lugar e todos os que o viram com o semblante marcado viam agora a compostura serena de um rei.
Sorriu; levou a orelha do troféu à sua boca e disse: Sobrevivi!... e se afogou, pois estava muito ferido. Assim foi a morte de Fergus. Mas em todos os ultonianos ficou a imagem de um governador valoroso que soube comportar-se e morrer como um bom rei.


Lendas celtas irlandesas