( 391x375 , 253kb)


02/08/2010

Os filhosde Lir



O Rei Lir tinha quatro filhos – uma rapariga chamada Fionnuala e três rapazes, Aod, Fiachra e Conn – de quem a sua madrasta, Aoife, tinha imensos ciúmes.
Por causa dos ciúmes, Aoife levou as crianças até ao lago com o intuito de as matar, mas quando chegou o momento não foi capaz de o fazer. Em vez disso, ordenou às crianças que entrassem no lago. Quando o fizeram, Aoife transformou-os em grandes cisnes brancos. Condenou-os a passar 900 anos vagueando pelas águas da Irlanda – 300 anos no Loch Derravaragh, 300 anos no mar de Moyle e 300 anos na baía de Erris.
Assim que realizou este terrível acto, a madrasta encheu-se de remorsos e permitiu que as crianças mantivessem a fala humana e deu-lhes o dom de cantar da mais bela maneira.
Com preocupação, o Rei Lir começou a procurar os seus filhos. Enquanto se aproximava do lago o rei começou a ouvir vozes. Qual não foi o seu espanto quando viu que as vozes provinham de cisnes. Cheio de curiosidade perguntou-lhes quem eram. Eles contaram-lhe toda a história e, enquanto os via partir, o Rei Lir decretou que nenhum podia ser morto na Irlanda. Mal sabia ele que esta seria a última vez que veria os seus queridos filhos.
Aoife irada com esta decisão, foi falar com o sei pai, o Rei Dearg, que a transformou em espírito para sempre pela maldade que tinha feito.
Durante os longos anos em que durou o encantamento as crianças sofreram muito, mas enfeitiçavam toda a gente com o seu belo canto. Foram libertos do encantamento na altura em que chegou a Cristandade à Irlanda. Quando as penas começaram a cair, meu Deus, os seus corpos estavam fracos e em muito mau estado.
Morreram pouco depois de regressarem à forma humana mas a lenda dos Filhos de Lir sobreviveu até aos nossos dias.

Ainda hoje na Irlanda é proibido matar cisnes. Estas belas criaturas, uma das maiores que visitam a Irlanda, pode ser vista em lagos, rios, baías, etc.…um constante recordar dos Filhos de Lir.