( 391x375 , 253kb)


10/08/2010

Lenda do Alfageme de Santarém

Fernão Vaz era o mais reputado alfageme da região de Santarém. À custa de muito trabalho, conseguiu juntar uma pequena fortuna. Diziam as más línguas que a fortuna lhe tinha permitido casar com a bela Alda Gonçalves. Esta tinha sido, em tempos, uma apaixonada de D. Nuno Álvares Pereira, o Condestável.
Um dia, D. Nuno Álvares Pereira apareceu à porta de Fernão Vaz e pediu-lhe para corrigir a sua espada. Quando o reconheceu, o alfageme disse-lhe que tinha casado com Alda Gonçalves. A revelação provocou uma certa emoção no Condestável. Quando o alfageme chegou a casa, contou o sucedido à sua mulher que chegou a temer pela vida do seu marido. No dia seguinte, o alfageme entregou a espada ao Condestável mas não lhe quis cobrar pelo trabalho. Disse-lhe que, quando D. Nuno se tornasse conde de Ourém, lhe pagaria o que ele merecesse.
Os tempos que se seguiram revelaram-se difíceis para o alfageme. Invejas e intrigas fizeram com que fosse preso e condenado à morte. Alda decidiu procurar D. Nuno Álvares Pereira, agora conde de Ourém, e pedir-lhe ajuda. Com grande nobreza de alma, o Condestável conseguiu o perdão real para Fernão Vaz. Cumpriu-se assim a profecia do alfageme de Santarém.