( 391x375 , 253kb)


01/08/2010

Os Três Peixes

Era uma vez três peixes que viviam num charco. Um deles era inteligente, o outro semi-inteligente e o terceiro um tolo. A vida que levavam era igual à de todos os demais peixes, até que um dia apareceu ali um homem.
O recém-chegado trazia uma rede de pescar, e o peixe inteligente o viu através do espelho das águas. Apelando para a experiência, as histórias que já escutara e para a sua habilidade, decidiu agir.
"Há tão poucos lugares para nos escondermos neste charco", pensou," que me fingirei de morto."
Convocou toda a sua força, armou o salto e foi cair na margem aos pés do pescador, que ficou muito surpreso. Mas como o peixe inteligente estava contendo a respiração, o pescador imaginou-o morto, lançando-o de volta à água. Então o peixe deslizou para urna pequena cavidade junto à margem.
Quanto ao segundo peixe, o que era pouco inteligente, não entendia bem o que estava acontecendo. Assim, nadou até onde estava o peixe esperto e lhe pediu explicações.
- Simples - disse o peixe inteligente - fingi estar morto e desse modo ele me devolveu à água novamente.
Tomando coragem, o peixe semi-inteligente saltou imediatamente fora da água, aos pés do pescador. Este pensou: "Estranho, estão saltando todos a meu redor." Mas, como o segundo peixe se esquecera de conter a respiração, o pescador percebeu que ainda vivia e o colocou em sua sacola.
O homem inclinou-se para observar atentamente o fundo do charco, e, como ficara meio confuso pelo fato de os peixes saltarem na margem junto dele, esqueceu-se de fechar a sacola. Ao se dar conta disso, o peixe semi-inteligente aproveitou a ocasião para libertar-se e, movendo-se com algumas sacudidelas, retornou à água. Procurou pelo peixe inteligente e ficou escondido a seu lado.
Enquanto isso, o terceiro peixe, o tolo, não compreendia nada da situação, nem mesmo quando seus dois companheiros lhe contaram suas respectivas experiências. Daí lhe explicarem tudo com detalhes, salientando a importância de não respirar, com o objectivo de fingir-se morto.
- Muitíssimo obrigado. Agora já entendi - disse o peixe tolo.
E, dizendo tais palavras, saltou fora da água, indo cair aos pés do pescador.
Então, como o pescador já tinha perdido dois peixes, apanhou aquele e o guardou em sua sacola sem se importar em verificar se estava respirando ou não. Lançou sua rede de novo no charco, mas o primeiro e o segundo peixes estavam bem encolhidos numa cavidade do banco de areia junto à margem. E dessa vez não houve chance para o peixe tolo, pois a sacola estava bem fechada.
Finalmente o pescador se deu por vencido. Abriu a sacola, constatou que o peixe tolo não respirava e o levou a casa para dá-lo a seu gato.