( 391x375 , 253kb)


15/08/2010

Samuel – O menino que falava com Deus



Era uma vez uma mulher que se chamava Ana. Ana era casada com Elcana, que era levita. Ana não podia ter filhos, o que a deixava muito triste.
Uma vez por ano, Elcana e Ana iam adorar a Deus no Santuário de Siló. Em uma dessas visitas ao Santuário Ana orou ao Senhor por um filho e prometeu que, se o Senhor a atendesse, ela dedicaria seu filho para o trabalho na obra do Senhor.
O Senhor atendeu ao pedido de Ana. Ela concebeu um lindo menino e o chamou de Samuel, que significa “o nome de Deus”.
Quando Samuel já era crescido, Elcana e Ana levaram Samuel ao Santuário para cumprir o voto que fizeram com o Senhor. Samuel, a partir de então, foi criado pelo profeta Eli que ensinou a ele tudo o que Ele deveria saber para servir ao Senhor. Os pais de Samuel o visitavam todos os anos e lhe traziam túnicas novas. Por essa fidelidade, Ana foi abençoada por Deus com mais cinco filhos.
E assim crescia Samuel. Certa noite, quando todos na casa de Eli já estavam dormindo, Samuel ouviu uma voz que dizia assim: “Samuel, Samuel...”. Samuel pensou que fosse Eli que o chamava e então foi ao seu encontro. Mas não era Eli que o chamava. Samuel voltou a dormir quando escutou novamente a voz que dizia: “Samuel, Samuel...”. Então foi Samuel novamamente ao encontro de Eli. Eli percebeu que era o Senhor que queria falar com Samuel e o aconselhou que, sempre que ouvisse a voz lhe chamando, respondesse: “Fala Senhor, que o teu servo Te ouve”. Então ouviu Samuel novamente a voz lhe chamando e desta vez ele fez o que Eli tinha lhe aconselhado. Então Deus falou com Samuel pela primeira vez. A primeira de muitas, pois Samuel foi um dos profetas mais importantes de Israel.
Mas Samuel ainda era um menino quando ouviu a voz de Deus pela primeira vez. Todos podem ouvir a voz de Deus, basta ter no coração o desejo ardente de servir ao Senhor, custe o que custar. Samuel, ao longo de seu ministério, teve que profetizar coisas duras ao povo, coisas que as pessoas não gostavam de ouvir. Mas mesmo assim ele não se calou. E nós, assim como Samuel, não devemos nos calar. Só assim o Senhor se alegrará em nós.

Textos bíblicos: I Sm 1:3, 1:6-11, 1:28, 3:1-19