( 391x375 , 253kb)


12/09/2010

Arraúl



Arraúl foi um rapaz dotado de uma invulgar valentia, cujo nome quer dizer em sânscrito "amigo de bem fazer", o que se adequa à sua vida, porque foi ele quem criou o cordão dunar da actual Ria Formosa,que protege o Continente nesta zona do Algarve.
Dizem que o Arraúl era o 20º filho do guarda-mor das colunas de Hércules, e o único sobrevivente da Atlântida, já que toda a população, assim como a própria ilha, desapareceram submersos, porque já na altura os deuses costumavam castigar os mortais quando eles se tornavam demasiados altivos e sobranceiros, o que sempre acontece nos momentos finais das grandes civilizações!
Arraúl, com aquela ondulação tumultuosa que submergiu a Atlântida, foi empurrado para o mar alto e engolido por uma enorme baleia.Com o Levante, a baleia almareou e devolveu-o ao mar com vida. A força da corrente veio depositá-lo em terra firme, no Sítio das Prainhas, local onde se Olhão se iniciou.
Logo se sentiu encantado com o lugar e receoso de outro cataclismo, decidiu proteger a costa nesta zona, carregando terra de Cerro da Cabeça para o mar. Para isso, construiu um enorme carro quadrado, com duas rodas quadradas-gostava de tudo o que era quadrado!