( 391x375 , 253kb)


13/09/2010

A assombração



O Duque de Huan estava caçando em meio a floresta, enquanto Guanzhong guiava o coche, de repente o duque de Huan viu uma assombração. O duque de Huan segurou na mão de Guanzhong e perguntou:
— Guanzhong, você viu?
— Eu não vi nada.
Depois de voltar da caçada, o duque de Huan caiu acamado devido ao susto, não saindo de casa por vários dias seguidos.
O príncipe Gao’ao, sábio do reino de Qi, disse ao duque Huan:
— Você está fazendo mal a si mesmo, como é que uma assombração poderá lhe fazer mal? O rancor reprimido, que não consegue se dissipar faz com que fique com suas forças exauridas. O rancor contido faz com que as pessoas se irritem com facilidade ou afeta a memória; enfim, o rancor não dissipado faz as pessoas ficarem doente.
— Mas... existem ou não assombrações? — perguntou suplicante o duque Huan.
— Existem. Dentro da lama, dentro do fogão, dentro das residências, em todos os cantos das paredes, dentro da água, nas colinas, nas montanhas, nos lugares inóspitos existem as assombrações errantes e na floresta a assombração serpenteante.
— Como é a forma da assombração serpenteante?
— A assombração serpenteante tem o tronco grande como a roda e comprido como o varal da carruagem, veste uma túnica roxa e um chapéu vermelho. Este tipo de assombração o que mais detesta é o ribombo do trovão, ao ouvi-lo fica de pé segurando a cabeça. A pessoa que o vê é capaz de se tornar déspota.
Ao escutar a explicação toda, o duque de Huan caiu em gargalhadas e disse:
— Foi essa assombração mesma que vi.
Levantou, se vestiu, e continuou a conversar com o príncipe Gao’ao. No dia seguinte a doença sumiu.